TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE FEDC - RS NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
10ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética no Setor Elétrico (CITEENEL)
   
     
 


06/12/2018

10ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética no Setor Elétrico (CITEENEL)
Grupo CPFL realiza o maior congresso de inovação e eficiência energética do setor elétrico brasileiro em 2019

O Grupo CPFL Energia, do qual a as distribuidoras de energia RGE e a RGE Sul fazem parte, foi selecionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para ser o anfitrião da 10ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética no Setor Elétrico (CITEENEL). O evento, um dos principais do setor elétrico, irá ocorrer no segundo semestre de 2019, na cidade de Campinas (SP). 

Com o tema “Inovação e Eficiência no Contexto do Setor Elétrico do Futuro: digitalização, descentralização e eletrificação”, o evento apresentará à sociedade as principais inovações tecnológicas desenvolvidas pelas concessionárias por meio de seus Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética (EE). Além disso, as empresas discutirão os novos rumos do setor com o aperfeiçoamento regulatório. 

Na edição de 2019, a novidade será a realização de rodadas de negócios simultaneamente à exibição dos produtos de P&D e EE nos estandes das concessionárias. Também estão previstos painéis de discussão sobre os impactos das tecnologias disruptivas no setor, como inteligência artificial, eletrificação e mobilidade elétrica, e suas interfaces com os setores de transportes, petróleo, gás, biocombustíveis e logística. 

“É uma honra para o Grupo CPFL ter sido escolhido para organizar esse evento tão importante para o setor elétrico. A escolha reforça que estamos caminho certo ao fomentar projetos de eficiência energética com impacto na sociedade e também iniciativas disruptivas de inovação, preparando e posicionando a CPFL para o futuro do mercado”, afirma o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti. 

Nos últimos anos, o Grupo vem investindo em projetos de P&D como telhados solares, armazenamento de energia, mobilidade elétrica e desagregação do consumo de energia, dentro de um conceito de living lab em Campinas. Além disso, as distribuidoras do Grupo estão investindo em iniciativas de digitalização da rede elétrica, ampliando o nível de automação e melhorando a qualidade do serviço de energia. 

A data e o local de realização do CITEENEL serão anunciadas pela Aneel em janeiro de 2019. Participarão do evento lideranças e instituições de toda a cadeia do setor elétrico (geradoras, transmissoras, distribuidoras e comercializadoras de energia), empresas de base tecnológica, indústrias, agências do setor, centros de pesquisa, certificadoras e universidades. 

Sobre a RGE 

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. 

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. 

A RGE busca os mais altos níveis de eficiência no atendimento aos seus clientes sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro. 

Sobre a RGE Sul

A RGE Sul Distribuidora de Energia S/A é uma das distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul e tem atuação na Região Metropolitana, Centro, Vales e região Oeste do Rio Grande do Sul. 

A concessionária atende a 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos, tem 100 mil km² de área de abrangência e 65 mil Km de rede de distribuição. A base de suas operações fica em São Leopoldo. 

A RGE Sul se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2016 a RGE Sul passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro. 

Sobre a CPFL Energia 

A CPFL Energia, há 106 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong. 

Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras. 

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do terceiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

Fonte: Assessoria de imprensa RGE/RGE Sul
Autor: Anderson Guerreiro
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 




































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br