TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE FEDC - RS NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
RGE e RGE Sul alertam para os perigos das podas perto da rede elétrica
   
     
 


08/11/2018

RGE e RGE Sul alertam para os perigos das podas perto da rede elétrica
Galhos em contato com equipamentos elétricos são uma das principais causas de falta de energia
As interrupções causadas por vegetação na rede elétrica são um dos principais problemas, especialmente em dias de vento forte e temporais. Galhos ou árvores inteiras acabam sendo arremessados sobre os fios, provocando falta de energia. Somente de maio a setembro deste ano foram registradas 5.200 interrupções nas 20 cidades das áreas de concessão da RGE e RGE Sul que mais tiveram falta de luz em função de galhos e árvores sobre a rede. Essas interrupções afetaram 200 mil clientes.
 
Gravataí, por exemplo, que fica na área de concessão da RGE, teve 381 registros de falta de energia motivados por vegetação, prejudicando 14 mil clientes. Em Novo Hamburgo, atendida pela RGE Sul, este número foi de 473 no mesmo período e 17 mil clientes atingidos.
 
As distribuidoras possuem o Plano Anual de Podas, voltado à redução de acidentes e interrupções no fornecimento de energia. No entanto, uma distribuidora de energia só irá executar a chamada poda de livramento, ou seja, a ação sobre árvores que interfiram diretamente na rede elétrica. As podas somente são realizadas nas situações em que a arborização ofereça riscos à integridade do sistema elétrico e à segurança da comunidade ou que possa provocar interrupção do fornecimento.
 
O plantio correto de árvores, seja em via pública ou nos pátios das residências, colabora para a segurança do sistema de distribuição de energia. Assim, a rede elétrica estará protegida de possíveis intervenções da vegetação. Nos casos em que as podas são imprescindíveis, o serviço deve ser feito por profissionais capacitados, com o uso de todos os equipamentos de segurança. Em alguns casos há, inclusive, o desligamento da rede. Por isso nenhuma pessoa sem habilidade técnica deve fazer podas por conta própria.
 
As podas realizadas pela RGE e pela RGE Sul seguem critérios técnicos, visando ao menor impacto visual e ambiental. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é o mais adequado para a atividade e as empresas estão devidamente autorizadas pelo poder público. As podas feitas pela RGE e RGE Sul seguem as diretrizes da NBR 16246-1, da ABNT.

Contatos da RGE e RGE Sul
 
Ao avistar uma árvore próxima à rede elétrica e que, na sua avaliação, necessita de poda, comunique a RGE ou RGE Sul. Não faça qualquer intervenção por conta própria, pois podas como essas precisam ser feitas por profissionais treinados e com todos os equipamentos e demais medidas de segurança.
- RGE – 0800 970 0900
- RGE Sul – 0800 707 7272
 
Acesse o site https://bit.ly/2hHQZOO
App CPFL Serviços Android: http://bit.ly/AppCPFLAndroid
App CPFL Serviços iOS: http://bit.ly/AppCPFLiOS
 
 
Sobre a RGE
 
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.
 
A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.
 
A RGE busca os mais altos níveis de eficiência no atendimento aos seus clientes sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a RGE Sul
 
A RGE Sul Distribuidora de Energia S/A é uma das distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul e tem atuação na Região Metropolitana, Centro, Vales e região Oeste do Rio Grande do Sul.
 
A concessionária atende a 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos, tem 100 mil km² de área de abrangência e 65 mil Km de rede de distribuição. A base de suas operações fica em São Leopoldo.
 
A RGE Sul se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2016 a RGE Sul passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a CPFL Energia
 
A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
 
Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
 
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do primeiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.
 
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

Fonte: Assessoria de imprensa RGE e RGE Sul
Autor: Mari Alves
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação RGE e RGE Sul


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 

































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br