TV CONSUMIDOR TVU ONLINE FEDC - RS NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Verão é melhor época para desfraldar o bebê
   
     
 


12/01/2018

Verão é melhor época para desfraldar o bebê
Aproveite as dicas da pediatra do Grupo Fleury e ajude a criança a despedir-se das fraldas

O desfralde do bebê costuma ser um momento muito esperado pelas mães. Essa conquista é quase tão importante quanto o desenvolvimento da fala e dos movimentos, mas precisa de paciência para que seja concluída. Afinal, é normal que as crianças passem por um período de adaptação até começarem a usar o vaso sanitário sozinhas. O que muita gente não sabe é que a chegada do verão pode tornar essa tarefa mais simples.

De acordo com a Dra. Daniela Piotto, pediatra do Grupo Fleury, iniciar o desfralde no momento certo faz toda a diferença. “O Verão é uma ótima estação para iniciar o processo de desfralde, já que as roupas do bebê são leves e confortáveis, o que facilita quando o xixi escapa e acaba deixando-o molhado. No frio, a sensação de desconforto é muito maior. Além disso, a possibilidade de mais pessoas estarem perto da criança nessa época de férias é outro fator positivo para o aprendizado”, explica a pediatra.

Ainda segundo a médica, é importante mostrar todo o processo para a criança, deixando que ela participe da compra de calcinhas e cuecas novas, por exemplo, bem como do penico para estimular o aprendizado.

É preciso, também, ser paciente e não criticar quando a criança deixar escapar xixi ou cocô fora do penico. Se houver repreensão, ela pode fazer um esforço em segurar mais do que o necessário e desenvolver uma constipação crônica no futuro.

Uma dica é elogiar quando a criança não deixa escapar e pede para ir ao banheiro ou penico. “Também é bom que os adultos mostrem quando vão ao banheiro, como forma de dar exemplo, demonstrando que é normal parar alguma atividade para fazer xixi ou cocô”, comenta a especialista.

Outra sugestão é orientá-la a dizer quando está com vontade e mostrar o caminho para se chegar ao banheiro. Recomenda-se iniciar o desfralde diurno e, só quando a criança estiver se sentindo segura durante o dia, começar o noturno. Isso, no entanto, não é regra.

Vai passear ou viajar em família? Nos seis primeiros meses do processo de desfralde sugere-se colocar a fralda na criança até ter certeza de que ela vai conseguir segurar. Aos poucos, essa fase passa.

Assim como outros aprendizados, deixar a fralda para trás também pode ser um processo encarado de forma lúdica. Com diversão, leveza e apoio, a criança relaxa e se sente mais confiante para avançar mais esse passo! 

Fonte: Prática
Autor: Dionei Valler
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 





































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br