TV CONSUMIDOR TVU ONLINE FEDC - RS NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
#PacientesNoControle no Outubro Rosa
   
     
 


12/10/2017

#PacientesNoControle no Outubro Rosa
Artigo daChefe do Serviço Médico de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, Maira Caleffi

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas". A frase está em um dos maiores tratados de estratégia de todos os tempos, "A arte da guerra", de Sun Tzu, general chinês e filósofo nascido em 544 a.C. É uma lição de disciplina, de valorização do conhecimento, que pode ser aplicada em diversos momentos de superação em nossas vidas.

O câncer de mama cria essa sensação de guerra entre a pessoa e a doença. Para combatê-lo, portanto, é preciso compreendê-lo e desafiá-lo. Neste Outubro Rosa, a nossa luta é pelo empoderamento dos pacientes. Durante todo o mês – através da campanha #PacientesNoControle – incentivaremos a busca de mais informações sobre o tratamento com os médicos, além da participação ativa nas decisões e exigência dos direitos. O enfrentamento é o primeiro passo rumo à recuperação.

Engajar pacientes é um desafio de toda a área da saúde. Com tristeza, verificamos que muita gente se apequena perante a doença, com muitas barreiras para entender ou assumir o protagonismo – mesmo quando existem boas chances de cura e condições adequadas de tratamento. O câncer de mama é também uma guerra psicológica, travada com seus próprios sentimentos e expectativas. O que queremos incentivar é que não há motivação maior do que o domínio de suas possibilidades.

O Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência de câncer de mama no Brasil. São 90 casos para cada 100 mil habitantes. Milhares de gaúchas (e algumas dezenas de gaúchos) neste exato momento enfrentam as incertezas da doença e seu tratamento. Podemos – amigos, familiares e profissionais da saúde – auxiliá-los a tomar o controle, com empatia e sensibilidade. Mesmo quem está de fora, mas se sensibiliza com a causa, pode ajudar, atuando como voluntário em grupos de apoio de instituições como o Imama (Instituto da Mama do RS).

Quando o paciente assume as rédeas do seu processo de recuperação e obtém o devido suporte, ele aumenta significativamente suas chances. O câncer de mama é um inimigo ardiloso, mas está longe de ser imbatível. #PacientesNoControle são guerreiras e guerreiros que conhecem suas chances e vão em frente, com amor à vida e sem medo de enfrentar cada batalha. 

Fonte: Critério
Autor: Maira Caleffi
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
 
   
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 







































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br